Fala pessoal, tudo bem?
Hoje vamos criar uma máquina virtual no Azure com o Microsoft R Server. Se você tem um grande volume de dados para analisar pode contar com os benefícios da nuvem para isso, podendo redimensionar sua máquina virtual de acordo com sua necessidade e usar quando necessário. Vamos começar?
Acesse o portal do Azure, clique em Novo e faça uma pesquisa por “r server”, algumas opções serão exibidas, vamos utilizar a versão para Linux (Ubuntu) conforme imagem abaixo.
A primeira etapa são as configurações básicas da máquina virtual: nome da máquina, usuário e senha de acesso, grupo de recurso e região.
Agora vamos escolher o tamanho da nossa máquina.
Na próxima etapa temos algumas configurações opcionais como rede virtual, endereço público e grupo de segurança. Você pode simplesmente avançar que os novos recursos serão criados com as configurações padrão.
Agora basta clicar no botão “OK” para iniciar a criação da máquina virtual.
Após alguns minutos sua máquina virtual estará disponível.
Vamos utilizar o PuTTY para acessar nossa máquina virtual, por padrão a porta 22/TCP é adicionada automaticamente ao grupo de segurança, você pode alterar de acordo com sua necessidade. No PuTTY em “Host Name (or IP address)” informamos o nome de usuário que definimos na criação da máquina virtual e o endereço IP, conforme abaixo.
Será solicitada a senha do usuário que também definimos na criação da nossa máquina virtual, logo após digitar sua senha a sessão será iniciada, agora basta chamar o R (digite “R” – em maiúsculo – e aperte “enter”).
Vamos testar, digite “version” no prompt e algumas informações sobre a versão do R serão exibidas, pronto sua máquina virtual com o Microsoft R Server está funcionando!
Espero ter ajudado e até a próxima…
Pingback: Instalando RStudio Server com Microsoft R Server – Fernando Ruicci
Pingback: Acessar dados do SQL Database com o RStudio Server – Fernando Ruicci