Hoje vamos mover nosso banco de dados local para uma máquina virtual no Azure, vamos fazer isso utilizando o arquivo de backup do nosso banco de dados local e a ferramenta AzCopy. Essa é uma das formas que temos para mover nosso banco de dados para o Azure, porém é uma forma indicada para bancos de dados pequenos ou para bancos de dados que possuem uma janela de manutenção para essa manobra.
Antes de começarmos, faça o download do AzCopy aqui, a instalação é bem simples, aquele famoso avançar, avançar, concluir. 🙂 Agora vamos acessar o portal do Azure e criar nossa conta de armazenamento.
Não vamos entrar em muitos detalhes sobre as opções disponíveis na criação da sua conta de armazenamento, mas alguns itens são importantes como Account kind, no caso “Blob storage” (veja que em Performance a opção “Premium” está desabilitada porque ela é utilizada apenas para discos em máquinas virtuais). Além disso temos o Access tier que definimos com base na frequência de acessos ao arquivo e Storage service encryption para criptografar nossos arquivos (isso é transparente para o usuário além de ser uma boa prática).
Agora vamos criar um novo container, no caso vou chamar de “backup”.
Abra o AzCopy e execute o comando abaixo, passando como parâmetro o caminho de origem do arquivo, o endereço do seu container que receberá o arquivo, a chave de acesso da sua conta de armazenamento (disponível em Access keys) e o arquivo que será enviado.
AzCopy /Source:"C:\Pasta\" /Dest:"https://endereco.blob.core.windows.net/container/" /DestKey:chave de acesso" /Pattern:"arquivo.bak"
Pronto, o arquivo foi carregado, vamos conferir? Acesse o container da sua conta de armazenamento através do portal do Azure.
Agora vamos acessar nossa máquina virtual através do Remote Desktop e com o AzCopy instalado vamos realizar o mesmo processo, porém agora para realizar o download do nosso arquivo de backup, para isso vamos utilizar o comando abaixo.
AzCopy /Source:"https://endereco.blob.core.windows.net/container/" /Dest:"C:\Pasta\" /SourceKey:chave de acesso" /Pattern:"arquivo.bak"
Download feito, agora é só restaurar o banco de dados.
A partir da versão 2012 SP1 CU2 do SQL Server é possível realizar o backup e restore diretamente para o serviço de armazenamento do Azure, o procedimento acima é indicado para versões anteriores. Veja mais informações em SQL Server Backup and Restore with Windows Azure Blob Storage Service.
Até a próxima…